quarta-feira, 29 de março de 2017

                                                      CARTOON


  • Um cartoon, é um desenho humorístico que é  acompanhado ou não de legenda, de caráter  crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade

Resultado de imagem para rafael bordalo pinheiro cartoons (1)



Resultado de imagem para rafael bordalo pinheiro cartoons(2)


Resultado de imagem para rafael bordalo pinheiro cartoons (3)

(1) No primeiro Cartoon podemos ver o dito cujo ,"Zé Povinho" como imagem central que mostra o trabalho do povo ligado ao campo . Podemos ver a expressão facial dele ( língua de fora ) que demonstra cansaço , esforço , bastante trabalho no campo . Como podemos ver , desviando da imagem central  outra classe social , mais propriamente "Nobreza" apreciando o campo ou ate mesmo a paisagem de forma a causar irritação e ate mesmo provocação sobre o povo.


(2) Mais uma vez o dito cujo , Zé Povinho como imagem central , desta vez realçando a pobreza do povo , isto demonstrado no seu próprio vestuário cheio de remendos e por detrás dele vemos a nobreza  mais uma vez causando irritação sobre o povo .

(3) Zé Povinho , mais uma vez , demonstrando raiva , revolta sobre o governo , como podemos ver a expressão "corporal " que ele esta a fazer .



          RAFAEL BORDALO PINHEIRO 

Biografia:



  • Rafael Augusto Bordalo Prestes Pinheiro nasceu a 21 de Março de 1846 no nº 47 da Rua da Fé, em Lisboa. Apaixonado pelo lado boémio da vida lisboeta e avesso a qualquer disciplina, matriculou-se sucessivamente na Academia de Belas-Artes (desenho de arquitectura civil, desenho antigo e modelo vivo), no Curso Superior de Letras e na Escola de Arte Dramática, para logo de seguida desistir. Estreia-se como actor no Teatro Garrett e no luxuoso Theatro Thalia na costa do Castelo.

  • Casado desde 1866 com Elvira Ferreira de Oliveira, contra a vontade dos pais da noiva, procura primeiro ganhar a vida como artista plástico, influenciado pelo ambiente familiar. Em Setembro de 1968 inscreve-se como membro da Sociedade Portuguesa concorrendo com regularidade, entre 1868 e 1874 ,duraçao de 6 anos ,  às exposições promovidas pela Sociedade Promotora de Belas-Artes com composições realistas. Na 7ª exposição (1868) apresenta 8 aguarelas inspiradas nos costumes e tipos populares, com preferência pelos campinos de trajes vistosos.

  • Começou a fazer caricatura por brincadeira. Mas é a partir do êxito alcançado pel'O Dente da Baronesa (1870), folha de propaganda a uma comédia em 3 actos de Teixeira de Vasconcelos, que Bordalo entra definitivamente para a cena do humorismo gráfico. "Comecei a sentir um formigueiro nas mãos e vai pus-me a fazer caricaturas", explica em tom irreverente o artista para quem o propósito das "caricaturas é estragar o estuque de cada um com protesto do senhorio"





Nenhum comentário:

Postar um comentário