quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O Romantismo

  • Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

  • Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objectividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjectividade, pela emoção e pelo eu.

  • O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objectivo.

  • O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.

  • Teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, e durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.

  • A primeira geração do romantismo em Portugal vai de 1825 a 1840. Seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho. A segunda geração, ultra-romântica, de 1840 a 1860 e tem como principais autores, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. A terceira geração, pré-realista, de 1860 a 1870, aproximadamente, teve como principais autores Júlio Dinis e João de Deus.

  • ORIGENS SOCIAIS : o desenvolvimento de um novo gosto , diferente do gosto clássico , prende-se ao desenvolvimento  da burguesia  e ao aumento do numero  de leitores de origen  burguesa

  • ORIGENS POLITICAS : paralelamente ás transformações  sociais , ocorreram  transformações politicas no sentido da construção  de regimes mais democráticos .

  • ORIGENS FILOSÓFICAS : do romantismo prendem-se com o desenvolvimento  das filosofias idealistas na Alemanha , com Fichte e Kant. Segundo estes filósofos , o Eu é a unica realidade original , dinâmica e criadora : o mundo exterior nao existe em si  mesmo  , é criação do EU. Segundo Fichte , o EU , realidade primordial e criadora, desenvolve uma atividade  pura em busca do infinito ( ... ) 

  • ORIGENS LITERÁRIAS : os romantismos europeus  vao entroncar nos pré-romanticos e em especial no movimento Alemão  do  " Sturm und drang " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário