- A maior parte das composições poéticas é inspirada na paixão avassaladora que Almeida Garrett sentiu por a Viscondessa da Luz.São inúmeras as marcas românticas presentes nos poemas desta colectânea :
- A - Tratamento do tema dicotomia amor/paixão;
- B - Confessionalismo literário;
- C - Defesa do mito de Rousseau do bom selvagem – crença na corrupção inerente ao homem social que se opõe à sua bondade inata;
- D - Apologia da liberdade de sentir/amar sem quaisquer constrangimentos sociais – ex: o casamento
- E - Dicotomia mulher-anjo / mulher fatal;
- F - Concepção de amor como força avassaladora, tirana e irracional
- G - ) Presença de alguns temas e formas populares – ex: a pesca; utilização da quadra (quatro versos numa estrofe) e da redondilha maior e menor (sete e cinco sílabas métricas).
- A linguagem do autor é simples, por vezes coloquial e familiar, não sendo, no entanto, vulgar ou descuidada. O estilo é hiperbólico, exclamativo, socorrendo-se de inúmeros artifícios como:
METÁFORA – Pescador da barca bela / onde vais pescar com ela…-; INTERROGAÇÃO RETÓRICA – Anjo és tu ou és mulher?-;
ADJECTIVAÇÃO EXPRESSIVA - e só te quero / de um querer bruto e fero / que não chega ao coração…;
ANTÍTESE – Não te amo, quero-te! EXCLAMAÇÃO – Olha bem estes sítios queridos! / vê-os bem neste olhar derradeiro!…;
PERSONIFICAÇÃO – olha o verde do triste pinheiro, entre muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário