Fernão lopes ( vida e obra )
Fernão Lopes
- Apesar de ser grande a sua influência na história, não se sabe muito sobre a vida de Fernão Lopes, cronista e historiador português. É provável que ele tenha nascido na cidade de Lisboa entre os anos de 1378 e 1383, filho de uma família de camponeses ou de mesteirais. Fernão foi guarda-mor da Torre do Tombo, tabelião geral do reino e cronista dos grandes reis de Portugal D. João I e D. Duarte, ainda também do infante D. Fernando. Alguns historiadores apelidaram o cronista como “pai” da História Portuguesa, já que ele escreveu importantes crônicas cruas e fatídicas do que acontecia em Portugal durante sua vida. Não há relatos , mas se acredita que Fernão Lopes haveria falecido por volta de 1460.
- A cronica de D.Pedro I situa-se como é natural entre os anos de 1357 e 1367
- A crónica de D.Fernando ocupa os anos de 1367 e 1385 que corresponde a história do reinado deste monarca especialmente das chamadas "Guerras Fernandinas "
- A 1º parte da cronica de D.João I situa-se no culto periodo de cerca de 16 meses que do assassinato do conde Andeiro em Dezembro de 1383 a aclamação de Mestre de Avis como Rei de Portugal nas cortes de Coimbra em Abril de 1385. A ela destinou Fernão Lopes 193 capitulos
- A 2 parte da crónica de D.João I tranporta-nos de Abril e 1385 ate 1411e corresponde portanto a história do conflito entre Portugal e castela desde as cortes de coimbra até á assinatura do tratado da paz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário